PALÁCIO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

NOSSA HISTÓRIA
SS
 

SERRITA fazia parte do antigo município de salgueiro do qual se destacou em 1928, constituindo-se e primeira chegada por vários familiares cearenses, vindo do vale do Cariri, os quais vinham se localizando nestas zonas e aqui formando núcleo de populações rurais.

SERRITA originou-se do nome de SERRINHA, em virtude de uma pequena Serra ou Serrote do Cruzeiro, distante um (01) Km. da sede.

Serrinha hoje é Serrita em virtude dos dispositivos contidos no Decreto Lei n° 952, de 31 de dezembro de 1934, que estabeleceu a divisão territorial judiciária administrativa do estado, vigorando no qüinqüênio 1944-49, no qual a Comarca de Serrita, com termo único, de igual número desmembrando da Comarca de Salgueiro.

Não existia Tribos Indígenas no município, ignorando-se qualquer habitante que estivera nesta região antes do devastamento.

Com as famílias cearenses, negros vieram tomando parte do devastamento do município, sem elemento de valor no devastamento da terra.

Os negros que constituíram elementos de real valor no devastamento da terra, provinham do Vale do Cariri no Estado do Ceará, isto se deu no Século XVIII, não é possível mencionar e data certa. Sabe-se que o primeiro habitante da sede foi MIGUEL TORQUATO DE BULHÕES, cearense que aqui construiu a primeira casa.

Os primeiros edificadores construíram uma Capelinha Católica à Nossa Senhora da Conceição. onde veio o Padre de Salgueiro, vez por outra aparecia em desabrigo.

A cidade de Serrita foi fundada em 1898, pelo Cel. Romão Pereira Fìlgueira Sampaio, cidadão que se instalara com as graças do Governo Estadual do seu tempo.

Serrita foi elevada a município no dia 11 de setembro de 1928 pela Lei n° 1931, sendo extinta. A mesma foi restaurada em 01 de julho de 1934 por Decreto Lei n° 314 de 27 de junho de 1934.

Na data de sua emancipação Política, era Governador do Estado Dr. Estácio de Albuquerque Coimbra.

O território atual do município pertencia a diversos município como: Salgueiro, Parnamirim, Bodocó e Exu, dos quais foram desmembrados para constituir-se autônomo daí então seguir seu destino.

A Legislação que criou os Distrito tem data do ano de 1928, ou seja, os seguintes distritos: SEDE, IPUEIRA e ORÍ.

A freqüência foi criada em 1920. sob a Invocação de Padroeira Nossa Senhora da Conceição, sendo seu Primeiro Vigário o Padre Dr. Alfredo Guido Del Piazzo.

Informações sobre o Município:

Monumentos Históricos

Estátua do Vaqueiro Raimundo Jacó no Sitio Lajes, Sede (Missa do Vaqueiro = Vaquejada)

Monumento ao Padre Cícero Romão Batista, na Sede (Memorial Padre Cícero).

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Veja Mais >>>

ATA DE POSSE

Designer

Desde23/05/2016  

LINKS UTEIS
Prefeitura Municipal de Serrita-PE-Brasil - Trabalho, Progresso e Paz- Tel. 87 3882-1156 Copyright 201352015 Todos os direitos reservados